POR QUE TROCAR AS LUVAS DE RASPAS E DE VAQUETA?

SegurancaTrabalho001Uma das opções para a proteção das mãos no ambiente de trabalho são as  luvas de raspa e as luvas de vaqueta. Mas elas  podem não ser a melhor opção.

Utilizadas por profissionais que manuseiam materiais em atividades com riscos mecânicos, tais como: abrasão, escoriação e corte, essas luvas são feitas de couro bovino e, por isso, não são muito duráveis. Tal material resseca, descasca e deforma, além de que se entrarem em contato com água ou suor acabam estragando.

Esses tipos de luvas favorecem o surgimento de alergias na pele, podendo se manifestar em sintomas como vermelhidão, coceira extrema e descamação.O tratamento químico que o couro recebe em contato com a pele e o suor podem ocasionar uma dermatite durante a atividade .

Além disso tudo, as luvas de raspa e vaqueta são de difícil manutenção, pois este material não pode ser simplesmente lavado. Assim, acumulam grande quantidade  de poeiras e resíduos, ocasionando mau cheiro e proliferação de bactérias e, por não oferecem a devida ventilação, acabam expondo a pele a suscestiveis fungos, alergias e irritações.

Importante salientar que é fundamental que tanto empregador, quanto trabalhador, tenham plena consciência da importância desses equipamentos para a sua segurança, e deve haver orientação e treinamento sobre o uso adequado, armazenamento e conservação.

Tendo em vista todas as desvantagens em relação a outros tipos de luvas, como as luvas com suporte têxtil e revestimento em látex ou luvas com suporte têxtil e revestimento nitrílico, é importante que se avalie a atividade e verifique a melhor opção em custo/benefício para os trabalhadores. Consulte alguns de nossos fornecedores e conheça algumas das opções da Excel Suprimentos para sua necessidade!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe técnica e tire todas as suas dúvidas.